Sérgio Camargo investe na polêmica, enquanto os Movimentos Negros apresentam mais resultados que a gestão da Fundação Palmares
![]() | ||
Criador: Sérgio Lima | | Crédito: Foto: Sérgio Lima - Poder 360 |
Sérgio Camargo já mostrou que sua maior habilidade é a ofensa, ele sabe causar polêmica. Desde que assumiu o posto de presidente da Fundação Palmares, as maiores ações da entidade foi mobilizar adeptos a teorias conspiratórias e revisionistas para levantar polêmicas sobre Zumbi e revivendo o movimento Isabelista em pleno ano de 2020.
Um dos alvos de suas declarações repugnantes é o que ele chama de “movimento negro”, como se toda a variação de movimentos artísticos, culturais e políticos da negritude brasileira fosse uma única coisa, esse pensamento é tão ignorante quanto a ideia de uma África como um país.
Essas entidades estão mais preocupadas com o trabalho que continuam desempenhando, ainda mais em tempos de pandemia, quando o Coronavírus derruba a economia e tem consequências nas parcelas mais necessitadas da sociedade, as classes mais pobres e o povo negro.
O Fundo Baobá para Equidade Racial é o primeiro e único fundo dedicado, exclusivamente, para a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Para dar apoio às comunidades negras durante a pandemia, eles já selecionaram “215 projetos de indivíduos e 135 de organizações. A primeira lista, divulgada em 17 de abril de 2020, contemplou projetos de 60 pessoas e 40 organizações; a segunda, que apoiou 70 indivíduos e 50 organizações, foi publicada em 30 de abril.”
Esses selecionados recebem uma média de R$ 2,5 mil reais para suas iniciativas. Ano passado eles lançaram através de edital um Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras, que concedeu bolsas de formação técnica e política, no valor de 40 mil reais para 60 mulheres negras de todo o país.
A Uneafro, outra entidade que reúne militantes negros para uma educação anti-racista, se organiza através de “cursinhos pré-vestibulinhos, pré-vestibulares, pré-concursos, formação para o mercado de trabalho, cursos de formação política, de gênero, antirracista, diversidade sexual, combate às drogas e aperfeiçoamento jurídico.”
Eles atendem 1600 jovens por ano com suas iniciativas, durante a Pandemia lançaram uma campanha para dar suporte a famílias dos 31 bairros periféricos dos estados de SP e RJ (em que atua), com colaboração do Movimento Ubuntu do Rapper Emicida e do Empresário Fióti e participação de personalidades negras importantes como Lázaro Ramos, Gilberto Gil e Erica Malunguinho arrecadaram mais de 360 mil Reais.
Outra entidade que trabalha diretamente com o movimento Negro é a CUFA Central Única das Favelas, criada há 20 anos por personalidades periféricas como o Rapper MV Bill desenvolveu o Fundo solidário COVID-19 para Mães das Favelas arrecadando mais de 11 milhões de reais e impactando mais de 2 milhões de pessoas
Existe uma infinidade de movimentos negros se mobilizando por suas própria conta, sem depender desse governo que só tem narrativa grosseira e pouca execução. Vou destacar aqui o Desabafo Social da Monique Evelle, um movimento que está espalhando a discussão sobre Direitos Humanos pelo Brasil, promovendo geração de renda e apoiando comunicadores. Também vale a menção às próprias comunidades Quilombolas que têm articulado e criado fundos para sua sobrevivência como os grupos quilombolas do Ceará que estão vendendo máscaras, criando barreiras sanitárias e o Quilombo Santa Rosa dos Pretos que iniciou uma arrecadação online para suas 120 famílias
Fica evidente que o Sérgio Camargo não passa de um falastrão, desinformado com pensamento rudimentar que não compreende a total extensão dos verdadeiros movimentos negros nesse país. A Fundação Palmares é um símbolo nacional, mas não é a gênese da cultura negra nesse país, esse símbolo não tem força alguma se estiver desconectado de todo os outros movimentos. Sozinho, sua gestão se torna cada vez mais irrisória, talvez já tenha percebido e por isso investe na única coisa que tem para oferecer ao mundo, a ofensa.
Nenhum comentário: