Creed 2 - Quando o homem negro luta pela própria identidade parte 2.
Na primeira parte da nossa análise do filme Creed - Nascido para lutar, falamos sobre como Adonis Creed tem que enfrentar a sua falta de identidade e apoio em uma sociedade onde ele não se encaixa, buscando nos antepassados uma forma de saber quem é.
Agora, mais maduro e técnico, Adonis Creed tem sua revanche contra o rival que o derrotou no primeiro filme, tornando-se o campeão mundial. A questão aqui é o relacionamento de Adonis e Bianca, com a chegada de sua primeira criança. Fica a nota aqui: Bianca, sozinha, jáa daria um filme só pra ela...
Paralelo a isso, temos um Adonis tentando cada vez mais se afastar da sombra de seu pai ausente, só que essa sombra se torna ainda maior quando Ivan Drago reaparece com seu filho, Viktor, desafiando Adonis.
É curioso perceber que conforme a construção do personagem Adonis cresce, ela se mistura muito com a narrativa do próprio Rocky e da herança de luta e vingança contra os Drago. Como se os pecados dos pais recaíssem sobre os filhos e toda a esportividade acabasse ficando de lado. Adonis e Viktor lutam em um primeiro momento por que seus tutores possuem uma rixa violenta, que não pode ser colocada de lado.
Nestes momentos fica exposta a fragilidade do homem negro, mais uma vez visto como um animal furioso ou uma máquina de guerra, pronta para entrar em combate a qualquer sinal de perigo. Enfrentar Viktor não era um objetivo para Creed, exceto pelo fato de que ele é impulsionado pelo ambiente ao redor a fazê-lo.
Se no primeiro filme nosso olhar recaía sobre a falta de lugar no mundo do homem negro, aqui temos uma pessoa que já encontrou seu ponto (ao boxe), mas não encontrou a sua voz: é uma pessoa que sabe onde está, mas não sabe como se expressar ali ou se os seus valores são úteis ali, então acaba assimilando para si todos os valores de outros e lutas de outros.
Entretanto, e sem dar spoilers do filme, Adonis se reencontra. Nesta luta pessoal que o leva a encarar um de seus piores adversários, ele finalmente tem a chance de se livrar dos pesos do passado e deixar de lado parte do legado de seu pai, para construir o seu próprio.
Nenhum comentário: