Ads Top

Dashiki, vestimentas Africanas cheia de personalidade



Você deve ter encontrado na web, ou no meu instagram, essa vestimento que parece uma bata ou túnica mega colorida com motivos africanos, usadas por homens na Africa ocidental (Guiné, Gana, Nigéria...)

Essas peças são chamadas de Dashiki e são muito difíceis de se encontrar aqui no Brasil, na Africa existem duas versões do vestuário: as formais, que integram o sokoto (calça de algodão) para formar o que chamamos de Terno Dashiki, usado pela maioria dos noivos - na maioria dos caso com a cor cinza. E tem também uma variação com cores mais sóbrias como o preto ou vermelho, cores funerais.






A outra versão do Dashiki é a que estamos mais acostumados a encontrar pelo instagram, cheio de cores, gola em formato de V, bastante ornamentada com motivos africanos e cumprimento que vai até a coxa (se passar disso, não é mais um dashiki, mas falo disso em outro artigo).

Essa versão ganhou destaque durante os movimentos de direitos civis e movimento black power nos EUA (década de 60). Um detalhe interessante são as cores, roxo e lavanda que são as cores da realeza africana 






Não duvido que as primeiras camisetas Long Line tenham sido inspiradas por roupas como o Dashiki africano. 😎

Acompanhe o EBLack no Facebook


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.