Ads Top

Gucci reconhece erro e convida Dapper Dan, o pai do estilo Gangsta Fashion, para um ensaio exclusivo


NĂŁo hĂĄ como falar da moda Hip Hop sem citar Dapper Dan, ele se tornou um estilista icĂŽnico no Harlem por ser o pioneiro ao trazer marcas como Louis Vuitton e Fendi para o gueto. NĂłs jĂĄ falamos dele aqui no blog, vale o clique. O cara foi perseguido e inclusive parou na cadeia por plĂĄgio, mas sua luta fez nascer o que podemos chamar de "estilo cafetĂŁo". 

Décadas após o ocorrido, a Gucci resolveu fazer um desfile genial e inovador (aham) em Florença, usando a estética de Dapper Dan mas sem convidå-lo para a ação. Inclusive teve uma de suas jaquetas copiada descaradamente pelo estilista Alessandro Michele que assinou toda a campanha.


NĂŁo preciso dizer que isso gerou polĂȘmica, afinal Dan estĂĄ bem vivo e alĂ©m de tudo a Gucci foi uma das marcas que o perseguiu - e agora estava querendo fazer dinheiro com seu trabalho. 😕

Para tentar reparar o erro, convidaram a lenda da moda Hip Hop para um ensaio em seu próprio bairro. Não acho que isso seja o suficiente, mas é o primeiro passo. As marcas devem parar de se apropriar de culturas que elas repudiavam sem trazer seus representantes aos holofotes - esse deve ser a primeira opção sempre.




Recusar essa parceria seria um desserviço para a cultura da qual faço parte. Acho que as pessoas mais jovens do Harlem vĂŁo ficar muito orgulhosos disso acontecer – Dapper Dan


No ano que vem, ele assina uma coleção cĂĄpsula para a Gucci, inclusive. Eu nĂŁo colaboraria em outros termos: recusar essa parceria seria um desserviço para a cultura da qual faço parte. Acho que as pessoas mais jovens do Harlem vĂŁo ficar muito orgulhosos disso acontecer.”



Acompanhe o EBLack no Instagram e no Youtube.


Nenhum comentĂĄrio:

Tecnologia do Blogger.