Jovem Negro assume o posto de Homem-Aranha na linha oficial das revistas Marvel
O mundo estĂĄ mudado e as Ășltimas manifestaçÔes civis de americanos estĂŁo mostrando que nĂŁo hĂĄ mais espaço para hegemonia de qualquer raça, seja nas ruas ou na cultura pop. Apesar de muito se discutir sobre a troca de etnia dos personagens famosos nas HQs, as pessoas precisam entender que eles foram criados em um cenĂĄrio social que nunca aceitaria um protagonista negro - principalmente como sĂmbolo da nação.
A Disney/Marvel entende isso. E transformou Miles Morales ( filho de um afro-americano e uma porto-riquenha, que usa a mĂĄscara do herĂłi desde 2011 em uma realidade paralela) no Homem-Aranha oficial.
"Não é um Homem-Aranha com uma observação. Agora é o Homem-Aranha de verdade. à nossa mensagem para crianças e adultos negros e também para todos os outros leitores", diz o roteirista Brian Bendis, em entrevista ao jornal New York Daily News.
"Muitas crianças negras, quando brincam de super-heróis com seus amigos, não são permitidos no papel de Batman ou Superman, pois eles não se parecem com eles. Mas eles sempre puderam ser o Homem-Aranha, pois qualquer um pode estar debaixo daquela måscara", diz. "Mas agora é oficial. E isso representa uma ótima transformação."
Segundo o roteirista, ele se emocionou quando sua filha adotada, uma garota negra de quatro anos, pegou a måscara do herói em uma loja de brinquedo e disse ser o Homem-Aranha. "Estou feliz que meus filhos vão crescer em um mundo em que o Homem-Aranha pode ser negro ou branco, em que existe um Capitão América afrodescendente e uma Thor mulher", diz o roteirista, lembrando das recentes mudanças na editora.