Ads Top

Quando Zumbi voltar #ConsciênciaNegra



A história da escravidão tem muito mais do que um documento intitulado Lei Áurea.  Ela carrega o sangue de guerreiros que lutaram pelo seu povo, mas foram lavados dos livros de história.  Deram a tal liberdade e os obrigaram a agradecer por isso. Como se a data de 1888 fosse um divisor de águas para os afro-brasileiros e que da data para frente nunca mais houve segregação racial.  Mas carregamos o peso do aço até hoje.  Negros ainda morrem mais, ainda tem um índice de escolaridade mais baixo e salários também. 

As correntes se quebraram, mas as mulheres negras ainda são relacionadas com empregadas na TV ou com exemplares de sexualidade.  Da globeleza fomos para “Sexo & as Negas”  - que apenas reforçam estereótipos.   

O que a democracia racial instaurou foram na verdade correntes de representatividade, porque somos 51% do pais, mas consumimos apenas a imagem de beleza europeia.  Ainda achamos nossos cabelos "ruins" e ainda não nos chocamos com estabelecimentos chamados de Senzala.  Isso só vai mudar quando tirarmos debaixo do tapete a sujeira e assumirmos que ainda existe racismo.  Então quero ver... quando Zumbi chegar! 
Tecnologia do Blogger.