Marcas que erraram feio no dia da Consciência Negra
Todo ano a gente encontra a mesma coisa, que é aquele discurso de que deveria existir uma consciência humana e não negra. Ele nos remete a dois problemas:
_ O primeiro é que ele simplifica e banaliza uma questão social séria. É fato (comprovado) que no Brasil negros ainda morrem mais, tem menor escolaridade e salários.
_ O segundo é que este discurso não aparece quando temos por exemplo uma semana Italiana ou uma semana do movimento nipônico no Brasil. Imaginem: "Ah mas pra que esse negócio de festa italiana, somos todos brasileiros". Não é o que rola, a galera só se sente incomodada quando é pra expressar a cultura negra.
Dentro desse incômodo surgem as pérolas e os erros que são grotescos, principalmente vindo de marcas famosas que deveria lembrar que negros já representam cerca de 51% do país - e mesmo que esse número fosse menor, merecemos o respeito a história dos nossos antepassados, já que foram apagadas dos livros escolares. Vamos ver as marcas que mais erraram rude nesse dia:
Seleções: Esse é o mais famoso trecho descontextualizado que já vi.
OAB Sergipe até deletou o post que estava aqui
Ahh johnnie walker, isso sim foi uma bola fora!
Deixei um recado na página e eles responderam depois, da mesma forma que estão respondendo a todos. Podem ver aqui no link
Aí a gente percebe a necessidade de se discutir questões raciais no Brasil. Ainda há muita coisa não compreendida pela minoria que insiste em dizer que "somos todos iguais". Meio utópico, o movimento racista aconteceu e ainda existe como um embrião (de pensamento) em muita gente.
E vocês, presenciaram alguma outra gafe? Manda pra gente contato@estiloblack.com.br