Ads Top

Sou Dessas, a Moda das Favelas ganha uma revista

Os jovens dos morros do Borel e do Salgueiro, na Zona Norte do  Rio de Janeiro se juntaram para colocar em prĂĄtica uma proposta fantĂĄstica:   "criar um canal de comunicação que traduzisse com autenticidade o jeito deles de se vestirem, maquiarem, cuidarem dos cabelos e de se produzir". 


Como eu sempre defendo aqui no blog, nĂłs (negros) temos uma cultura prĂłpria, com referĂȘncias Africanas e nĂŁo precisamos necessariamente seguir as tendĂȘncias europeias. TambĂ©m temos as referĂȘncias dos guetos espalhados pelo mundo que ganham vida nas ruas em comunidades carentes ou mesmo em cidades como Nova York.

Todo o conteĂșdo da revista, inclusive fotos e produçÔes dos looks e penteados sĂŁo produzidos pelos moradores das comunidades. Que tem a intenção de mostrar que "eles tambĂ©m tem estilo".  Para produzir os conteĂșdos da revista os jovens contam ainda com a estrutura da AgĂȘncia de Redes para Juventude e tambĂ©m usam diversos locais pĂșblicos para realizarem toda a preparação do material. Um dos "points de encontro" utilizados por eles como reuniĂŁo de pauta fica na prĂłpria praça da comunidade. Lançada em maio de 2013, a revista tem patrocĂ­nio da Petrobras, Ă© de periodicidade bimestral e pode ser encontrada a R$ 5 em pontos de venda nas comunidades como padarias e lojas roupas.

O que dizer? Que venham mais e mais iniciativas como essas, afinal Ă© hora dos afrobrasileiros tomarem conta de suas prĂłprias referĂȘncias e criarem mais espaço na mĂ­dia.


Tecnologia do Blogger.