Ads Top

Valeu a pena o protesto dos modelos negros no Fashion Rio?


Quem acompanhou as notĂ­cias na Ășltima semana ficou sabendo de  um protesto do Educafro contra o preconceito racial em frente ao Fashion Rio, semana de moda carioca que aconteceu no Jockey Club, na GĂĄvea este ano.  Na verdade protestos e manifestaçÔes de negros vem acontecendo hĂĄ algum tempo pelo mundo todo, falamos de alguns aqui e aqui.
Toda vez que um protesto acontece algumas discussÔes surgem também e nós acabamos nos perguntando: vale a pena brigar por cotas em desfiles?
Pra responder isso vamos resgatar um famoso teste, aquele das bonecas lembra? Recentemente o CQC reproduziu ele com crianças brasileiras e vejam o resultado:



Como puderam ver as crianças que mal tem formação de tudo na vida jĂĄ absorveram conceitos racistas do tipo "a branquinha Ă© a princesa e a negra Ă© a malvada".  Isso realmente acontece porque os parĂąmetros de beleza e de tudo que vemos como belo, bonito e certo Ă© branco na TV e na Moda (principalmente) Ă© uma mensagem implĂ­cita e nĂŁo direta.

Certa vez perguntei em nossa fanpage o nome de 5 celebridades, negros brasileiros e muita gente tem grande dificuldade (faça o teste com seus amigos). Porém quando se pergunta de 5 negros norte americanos tudo fica mais fåcil, eles se representam mais e lutam agressivamente para conquistar seu espaço, exatamente como esse protesto no Fashion Rio fez.

Ao final da semana a organizadora do desfile firmou um acordo aonde se compromete a incluir mais negros em seus desfiles. E essa atitude com certeza nĂŁo vai ser efetiva para combater o racismo que ainda existe atualmente, mas pode ajudar as prĂłximas geraçÔes de negros a se sentirem mais belas, mais seguras e mais participantes da sociedade.  Conforme o Ășltimo regristro do IBGE (divulgado essa semana) negros jĂĄ sĂŁo 51% do Brasil, a maioria, porĂ©m ainda sĂŁo inseguros demais para se sentirem belos e exigirem padrĂ”es mais realistas na mĂ­dia.

Ainda é encontro dificuldades com este blog nesse sentido, sempre tendo que responder em fóruns a comentårios do tipo "ah é, agora existe esse negócio de moda dos negros?" ... por favor, a cultura Afro é uma das mais antigas do mundo. Então respondendo diretamente a pergunta que iniciei no post, vale sim e muito. Serå cada vez mais difícil fazer protestos assim, mas nossos irmãos, filhos, primos das geraçÔes futuras agradecerão. Vejam fotos do protesto:



Tecnologia do Blogger.