Suburbia, o primeiro seriado com a maioria de atores negros no Brasil

Sim, vocĂȘs leram certo: Um seriado com praticamente o elenco inteiro de negros… essa Ă© a nova produção da Rede Globo, uma minisĂ©rie de 8 capĂtulos dirigido pelo talentoso Luiz Fernando Carvalho – pra vocĂȘ terem ideia do potencial, esse cara dirigiu outras obras como “Hoje Ă© dia de Maria” e “O rei do gado”.
O seriado conta a histĂłria de Conceição (a estreante Ărika Januza, que roubou a cena e atenção dos fotĂłgrafos durante a festa) e Cleiton (FabrĂcio Boliveiro). A primeira vem de Minas para tentar a vida no Rio de Janeiro e acaba acolhida por uma famĂlia do subĂșrbio. Ela vai entrelaçar sua histĂłria com a de Cleiton, um jovem revoltado com as leis injustas do morro, das quais foi vĂtima direta.

O elenco Ă© de mais de 40 pessoas, sendo 90% Negras e isso faz da produção um verdadeiro marco na histĂłria do paĂs. Ă realmente uma ironia gigante ter em um paĂs mestiço como o nosso uma realidade (de certo modo) segregada na TV, aonde o padrĂŁo de beleza ainda segue o europeu e mesmo quando inseriam negros, eram de maneiras bem caricatas e bobas.
“A sĂ©rie Ă© uma grande superação em um paĂs racista e desigual como o Brasil. Vamos mostrar que atravĂ©s da cultura, da famĂlia, da religiĂŁo e, principalmente, do amor Ă© possĂvel vencer barreiras.” – o diretor Luiz Fernando Carvalho.Felizmente isso estĂĄ mudando aos poucos, acabamos de ver o Charme fazendo sucesso na novela Avenida Brasil – e podem esperar muito som black nesse seriado, o produtor musical Haroldo Costa prometeu que vai fazer um trabalho memorĂĄvel.

Fiquei muito feliz em descobrir quem serĂĄ o ator protagonista da histĂłria… FabrĂcio Boliveira tem um talento enorme e merecia um papel principal hĂĄ tempo na TV. Quem lembra do BastiĂŁo, na novela SinhĂĄ Moça sabe do que estou falando.
Pelo jeito Suburbia estĂĄ cheio de promessas, isso sĂł aumenta as espectativas de toda comunidade black. Infelizmente serĂŁo apenas 8 episĂłdios, porĂ©m Ă© um inĂcio fantĂĄstico. Quem sabe chega o dia que teremos uma novela inteira com temĂĄtica assim.
Nenhum comentĂĄrio: