eblack
478553392156439
Loading...

Os maiores erros no casting masculino de Os dez mandamentos

O que me diria, se assistisse um filme aonde Napoleão Bonaparte fosse representado por Lázaro Ramos? Estranho não é? Seria uma dissonânc...



O que me diria, se assistisse um filme aonde Napoleão Bonaparte fosse representado por Lázaro Ramos? Estranho não é? Seria uma dissonância enorme, um erro histórico totalmente imperdoável. Mas e se eu disser que o tempo todo isso acontece com personagens negros?

É o que chamamos de whitewashing, embranquecer o papel. Uma prática totalmente discriminatória que acontece com várias etnias como é possível ver no filme "O último mestre do ar".



Os exemplos vão longe e infelizmente respingam aqui no Brasil, aonde reside a maior população negra fora da África. A novela e o filme "Os Dez Mandamentos" fez uma limpeza geral no casting, vamos focar apenas nos homens hoje e mostrar a verdadeira etnia dos personagens.


Ahmós 




Carlos Bonow vive Ahmós,  fundador da dinastia XVIII. Podemos ver em uma das imagens que representavam o verdadeiro rei que ele minimamente tinha características africanas. Ah, aliás a maioria das pessoas esquece que o Egito é um país da África, na época povoado , por uma maioria de negros e outros povos asiáticos que formavam um novo grupo com características distintas dos povos brancos.




Amenhotep



Esse sem dúvida é um dos casos mais ridículos de whitewashing da TV Brasileira - ressalto que não estou criticando em nada os atores, mas dizendo que eles não representam em nada as personalidades históricas.  O seu reinado não está muito bem documentado, mas herdou o reino formado por conquistas militares de seu pai e manteve o domínio sobre Nubia - que posteriormente originou a Dinastia negra do egito.  Várias estátuas de Amenhotep foram encontradas. Algumas como esta abaixo mostravam ele com sua mãe. 



Desculpe-, me o ator José Victor, mas ele está mais para o casting de O crepúsculo do que para um verdadeiro rei Africano. 


Apuki e Bakenmut




Heitor Martinez e Kiko Pissolato (sim Italiano), interpretam respectivamente Apuki e Bakenmut. Provavelmente personagens fictícios, não encontrei referências histórias... mas de uma ficção extrema.  Vale a pena ressaltar novamente a localização do Egito no globo Terrestre. 




 Ramsés II 



Sérgio Marone interpreta um dos mais importantes faraós egípcios de toda história. Ramsés II.  Do que assisti da novela, a intrepretação está impecável.  O que torna mais lamentável, ainda o caso de whitewashing: Um grande personagem que seria uma grande oportunidade pra TV brasileira de uma grande atuação negra.  Deu até saudade da animação da Dreamworks, "O príncipe do Egito" ... pois é, ela poderia ensinar uma coisa pra Record, relembrem como foi Ramsés II



Parece que todo o casting está errado!

Bem que eu queria, mas desse jeito vou passar semanas falando de cada personagem. Nem consegui me atentar aos detalhes dos Hebreus.  O blog arqueologiaegipcia fez uma boa análise histórica e criou essa imagem abaixo



whitewashing 8858490056712624341
Página inicial item

Curta o EBlack

Popular Posts