eblack
478553392156439
Loading...

A arte e estética do povo Nbele: Da tribo para a passarela das ruas

Eles são um povo que habita a região de Lesedi, na África do Sul e são uma das poucas nações que conseguiram preservar suas tradições, p...



Eles são um povo que habita a região de Lesedi, na África do Sul e são uma das poucas nações que conseguiram preservar suas tradições, passando de gerações por gerações em meio a devastação cultural que a Europa promovia.  As expressões artísticas do povo africano são sempre carregados de simbologia e crenças, esse povo se destaca por cores gráficas e formas geométricas que compõem de forma muito interessante o visual das casas e das roupas.

"Apenas as mulheres se dedicam a preservar a tradição artística e passá-la para frente. As meninas Ndebele são afastadas do convívio masculino quando chegam à puberdade e passam cerca de três meses aprendendo os segredos das pinturas e artesanatos. Esse período de “estudos” mostrará o quanto elas serão boas e dedicadas esposas e mães." - Revista Raça


As crianças da tribo usam sementes antes de usarem roupas, ganhando, uma simples tira de miçangas brancas, usada em volta da cintura, para dar sorte. As cores das contas têm especial significado, refletindo os estados de desenvolvimento da vida, da infância à maturidade. As contas sempre remetiam a realeza tribal e os anéis nos pescoços representavam a riqueza de seus maridos.








Como as mulheres eram responsáveis por toda essa arte, que representava rituais sociais. Uma casa bem pintada, representava uma boa esposa e mulher, as cores sempre eram em tons da terra, por serem principalmente de pigmentos naturais que consistem em pardos, negros e ocres e os símbolos essenciais eram triângulos e simbolos em "V".

No final dos anos 60, o estilo deixou de ser bastante rústico e ganhou pincéis e definições. Existem cinco cores principais : vermelho e vermelho escuro, amarelo de ouro, um céu azul, verde, e as vezes cor de rosa.  Elas representam status ou poder dos donos da casa, oração, casamento ou pode representar um protesto atual.


Arte Nbele nas passarelas e em peças modernas


Não demorou muito para designers e estilistas adaptarem essas criações para sua peças. Hoje podemos encontrar (infelizmente, ainda é difícil no Brasil) calçados e camisetas com estampas de inspiração do povo Nbele. 












Fashion 275695198822027555
Página inicial item

Curta o EBlack

Popular Posts