}
eblack
478553392156439
Loading...

Valeu a pena o protesto dos modelos negros no Fashion Rio?

Quem acompanhou as notícias na última semana ficou sabendo de  um protesto do Educafro contra o preconceito racial em frente ao Fashion ...


Quem acompanhou as notícias na última semana ficou sabendo de  um protesto do Educafro contra o preconceito racial em frente ao Fashion Rio, semana de moda carioca que aconteceu no Jockey Club, na Gávea este ano.  Na verdade protestos e manifestações de negros vem acontecendo há algum tempo pelo mundo todo, falamos de alguns aqui e aqui.
Toda vez que um protesto acontece algumas discussões surgem também e nós acabamos nos perguntando: vale a pena brigar por cotas em desfiles?
Pra responder isso vamos resgatar um famoso teste, aquele das bonecas lembra? Recentemente o CQC reproduziu ele com crianças brasileiras e vejam o resultado:



Como puderam ver as crianças que mal tem formação de tudo na vida já absorveram conceitos racistas do tipo "a branquinha é a princesa e a negra é a malvada".  Isso realmente acontece porque os parâmetros de beleza e de tudo que vemos como belo, bonito e certo é branco na TV e na Moda (principalmente) é uma mensagem implícita e não direta.

Certa vez perguntei em nossa fanpage o nome de 5 celebridades, negros brasileiros e muita gente tem grande dificuldade (faça o teste com seus amigos). Porém quando se pergunta de 5 negros norte americanos tudo fica mais fácil, eles se representam mais e lutam agressivamente para conquistar seu espaço, exatamente como esse protesto no Fashion Rio fez.

Ao final da semana a organizadora do desfile firmou um acordo aonde se compromete a incluir mais negros em seus desfiles. E essa atitude com certeza não vai ser efetiva para combater o racismo que ainda existe atualmente, mas pode ajudar as próximas gerações de negros a se sentirem mais belas, mais seguras e mais participantes da sociedade.  Conforme o último regristro do IBGE (divulgado essa semana) negros já são 51% do Brasil, a maioria, porém ainda são inseguros demais para se sentirem belos e exigirem padrões mais realistas na mídia.

Ainda é encontro dificuldades com este blog nesse sentido, sempre tendo que responder em fóruns a comentários do tipo "ah é, agora existe esse negócio de moda dos negros?" ... por favor, a cultura Afro é uma das mais antigas do mundo. Então respondendo diretamente a pergunta que iniciei no post, vale sim e muito. Será cada vez mais difícil fazer protestos assim, mas nossos irmãos, filhos, primos das gerações futuras agradecerão. Vejam fotos do protesto:



Mulheres 184601193528151317
Página inicial item

Curta o EBlack

Popular Posts